Campanha “Empreendedorismo sem Fronteiras”

A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis teve a oportunidade de participar no projeto de jovens empreendedores da Euro região, mais conhecido como EMPRENDE, que fomenta a criação de empresas e a promoção do emprego entre os jovens do Norte de Portugal e da Galiza.

Além da FNAJ, participam também o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, a Direção Geral de Juventude e Voluntariado da Junta da Galiza, a Fundação Galiza Europa e a Confederação de Empresários da Galiza.

O projeto EMPRENDE, insere-se no âmbito do POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013, e centra as suas atenções na assessoria e cooperação empresarial, no apoio às iniciativas juvenis empreendedoras, e na potenciação do talento e formação dos jovens no Norte de Portugal e da Galiza.

Nesta campanha “Empreendedorismo Sem Fronteiras” apresentamos alguns “casos de sucesso”, alguns projetos impulsionados e promovidos na sequência desta iniciativa especificamente transfronteiriça e euro regional.

Se alguma “lição” podemos extrair da “crise” que atravessamos, além da necessidade de ajustar as despesas aos meios disponíveis, é a de que, no esforço por seguirmos em frente, são imprescindíveis duas condições: Inovar e Cooperar. Inovar, para transferir o conhecimento e cooperar, para conjugar esforços em prol de objetivos comuns. Com estes instrumentos, o EMPRENDE tem ajudado os novos empreendedores, e portanto as novas empresas a alcançar os seus objetivos, consolidando, desta forma, estruturas empresariais que potenciem uma regular cooperação entre jovens, associações e empresas de ambas as regiões.

brochura 1

brochura 2