30 de abril – Dia do Associativismo Jovem

Caros/as amigos/as,

A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), e o Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ) celebram, pela décima primeira vez, o Dia do Associativismo Jovem.

Celebrado, como habitualmente, a 30 de Abril, terá este ano como ponto focal a Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães, onde decorrerão sessões temáticas – Erasmus +, Associativismo, Empreendedorismo, Bullying, Violência no Namoro, Igualdade e Não Discriminação, Cidadania, entre outros temas - e uma tertúlia, tendo como móbil o “Associativismo Jovem: Escola de Participação e Cidadania ”.

A sessão solene, ao fim da tarde, contará com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude. Estão ainda previstas várias atividades de animação e uma campanha sobre igualdade, decorrendo também, nos restantes distritos, dinamizações em escolas aderentes, promovidas por associações juvenis.

Estas celebrações, que decorrem anualmente desde 2004, pretendem reforçar a importância do associativismo como escola de cidadania participativa e veículo de aprendizagem social, sublinhar o papel dos/as jovens na promoção dos valores democráticos e imprimir visibilidade ao movimento associativo jovem.

No Dia do Associativismo Jovem é tempo para celebrar as perto de 1.100 associações de jovens existentes de Norte a Sul de Portugal, os/as seus/suas cerca de 500.000 associados/as e as milhares de atividades, realizadas anualmente por estes jovens que, em muitos locais, são janelas abertas para o mundo, para outros jovens e para as populações locais.

Inscreve-te já e celebra também o Dia do Associativismo jovem!

Saudações Associativas

A Direção da FNAJ

ver programa detalhado

inscrição